sábado, 9 de agosto de 2014

Índios realizaram uma manifestação na Praça Pedro II, em São Luís. Seduc diz que divergência de lideranças impossibilita intervenção.



Índios de Grajaú protestam por melhorias na educação indígena


Índios Guajajaras pedem melhorias para a educação (Foto: Marcial Lima/TV Mirante)Índios Guajajaras pedem melhorias para educação
Na tarde da última quinta-feira (7), cerca de 70 índios Guajajaras de diversas tribos do município de Grajaú, a cerca de 580 km de São Luís, realizaram uma manifestação na Praça Pedro II, no Centro da capital, para reivindicar mais investimentos para a educação indígena.

Pintados, os indígenas permaneceram alguns minutos na praça, onde fizeram alguns rituais típicos da cultura e que chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. Em seguida, os manifestantes se dirigiram para a sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no bairro Monte Castelo.

O manifesto envolveu indígenas das tribos Aldeina Nova, Terra Nova, Papagaio, Buritizal, Gameleira, Buritirana entre outras. Segundo Raimundo Guajajara, um dos líderes do movimento, os índios estão insatisfeitos com a falta de condições estruturais das escolas, a ausência de material escolar e o transporte dos alunos. Até o fechamento desta edição, os índios ainda permaneciam na secretaria.

Em nota, a Seduc informou que há um conflito interno entre lideranças das aldeias Buritirana e Gameleira, já que os índios apresentam declarações informando o número de alunos beneficiados sem, no entanto, apontar quem de fato é o legítimo representante das aldeias e tal divergência impossibilita a secretaria de celebrar convênios. A secretaria ressaltou ainda que está buscando apoio dos órgãos competentes para resolver a questão com maior brevidade possível. G1 Ma.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário