quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Capitão da polícia militar em Tutóia discute o problema da segurança pública



CDL de Tutóia realiza reunião com o grupo empresarial sobre a segurança pública de Tutóia com o novo comandante do destacamento!



Nesta quarta-feira(13), o capitão Sr. Abonilson, da regional de Chapadinha, em palestra no Sindicato dos Arrumadores, na praça teremembés centro apresentou aos convidados diversas preocupações com a questão da Segurança Pública em Tutóia, um problema que já se arrasta há mais de 20 anos, com omissão do Estado e sem uma política pública de segurança pelo gestor.

Um grupo de empresários comerciantes local ouvindo as preocupações do sr. comandante da polícia militar  para uma instalação de uma barreira ou guarita nas proximidades da Ma-034, no controle de entrada e saída de Tutóia, em diminuí o crescimento de assaltos já registrados nos últimos meses. Sr. Chico Malta, Sra. Neuza, Milsinho Medeiros, Elivaldo Ramos, Bernardo Foba, Alfa supermercado, Odair Vertas, Jesus da Farmácia, Durval da Farmácia, representante do BB, gerente da Jayne Móveis, guardas municipais, em fim outras pessoas convidadas.

O capitão do destacamento fez um balanço das cidades mais violentas no Maranhão, entre as 217 cidades do Estado, e Tutóia, segundo o comandante não estaria dentro das estatísticas. Avaliou o capitão que ainda é considerada um paraíso do baixo-Parnaíba e do Maranhão. Durante a reunião foi aberto a palavra para os participantes lançarem as propostas o que poderia ser feito para um controle de alguns casos já ocorridos na cidade.  Ouvindo os participantes da reunião o Sr. comandante afirmou encaminhar através de ofícios pedidos de urgência direcionado ao Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão.

Disse o Sr. Comandante que nas próximas reuniões já terá para apresentar as propostas acordadas e garantiu que esse momento é único de todos se unir em prol da causa da segurança pública. Durante a reunião o blog, perguntou qual o motivo das ausências da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal, não está presente? Segundo a Sra. Neuza, ex. Presidente da CDL, que o convite foi enviado mas também não entendeu da ausência.

Foi perguntado pelo Sr. Comandante, se alguém tinha conhecimento da municipalização do trânsito de Tutóia, foi informado pelo Sr. Elivaldo Ramos, que desde 2005, foi municipalizado. Completou o capitão que sendo assim a cidade está desassistida em, muita coisa na área de segurança pública. O Sr. Ronaldo, comandante da Guarda Municipal, disse ao Sr. Capitão que  estava em seus poder, seis Câmeras filmadoras, para ser usadas em pontos estratégicos da cidade, mas não conseguiu detalhar qual a sua verdadeira origem das câmaras e porque já estão a tanto tempo em suas mãos?

Outros dados alarmante no Estado do Maranhão, foi a carga horária que trabalho do policial, e os que adquirem estres, depressão, problemas psicológicos, durante  o tempo que prestam serviços para o Estado. Afirmou.

Capitão, informou que não poderia deixar de mostrar um dos grandes problemas que atingem a corporação do Estado, com policiais sem estrutura, sem iniciativa mas todos trabalhavam na medida do possível. O blog, fez algumas ponderações quando relembrou em 2009, da criação do Conselho de Segurança Cidadã, na gestão do ex. governador Jacksom Lago, cassado por um golpe de Estado, foi então que os 22 conselheiros, não conseguiu desenvolver uma ação por depender na época de uma política de Estado com parceria junto ao Poder Público. Mas não houve nem um interesse do gestor em discutir alguns índices que já eram crescente no Município de Tutóia.

Foi em pouco tempo assim afirmou o blog, que o Conselho de Segurança, se dispersou por falta de apoio da Prefeitura e ausência da política de segurança do Estado. Um dos grandes objetivos do Conselho era detectar e propor as soluções da área de segurança pública.







Nenhum comentário:

Postar um comentário