terça-feira, 5 de agosto de 2014

Primeiro casamento Gay em São Luis Maranhão


Momentos da CerimôniaImparcial
O casal já comemorou um ano de casamento desde o último dia 27 de julho (DIVULGAÇÃO FACEBOOK)
O casal já comemorou um ano de casamento desde o último dia 27 de julho
Após um ano do casamento dos empresários Armando Souza Filho Marques, de 30 anos, e Ruber Paulo Marques de Souza, de 32 anos, hoje, o casal maranhense fala como é viver a vida a dois, onde já comemoraram as Bodas de Papel.
Para comemorar esta data, o casal preparou uma cerimônia antecipada, que aconteceu no último dia (27/07), em sua própria residência, mas de fato o casal trocou as alianças no dia (06/08/2013).

No ano passado, um dia após o casamento dos empresários, a noticia virou manchetes de jornais, com o primeiro casamento masculino gay em São Luís, realizado na 7ª Vara da Família, no Fórum Desembargador José Sarney, oficializado pelo juiz Jesus Guanaré.

Amando Filho, hoje, avalia o casamento dele como normal, como qualquer outro casamento heterossexual.
“O nosso casamento é igual a qualquer outro, em todo este ano, já tivermos várias brigas, ciúmes, momentos ruins, mas também muitos momentos bons. Para mim o casamento fortalece a relação dia a dia e isso que estamos vivendo”, disse Amando. 
Ainda segundo o casal, o projeto para criar um filho está perto de ser concrertizado. "Para nós é um sonho a ser realizado, desde o início já tinhamos pensado em um filho, temos condições e já estamos nos preparando para a chegada do rei, que já temos até o nome, será chamado de Adonis Marques de Souza", concluiu o casal.
Ruber e Armando trocaram as alianças no dia 06 de agosto do ano passado na 7ª Vara da Família (O IMPARCIAL/)
Ruber e Armando trocaram as alianças no dia 06 de agosto do ano passado na 7ª Vara da Família
Preconceito

Segundo o casal, eles não sofrem muito preconceito, devido a sua sexualidade. Pelo contrário, as pessoas que os conhecem sempre dão apoio e os parabenizam pela atitude.

“Poucas vezes percebemos que as pessoas nos olham diferentes, nunca passamos por nenhuma situação tão séria, mas o que mais nos motiva é que os nossos amigos sempre estão do nosso lado, chegamos até a achar graça de alguns comentários quando postam  alguma noticia veiculada sobre nós”, contou Armando.

Religião

Armando já passou anos freqüentando a igreja católica, e sempre gostou. Ele ainda passou algum tempo na igreja evangélica e diz que sabe muito bem o que os cristãos pensam a respeito do casal homoafetivo.

“Nós já freqüentamos várias igrejas e sempre servimos a Deus, pois ele é bom, a religião é essencial para o ser humano, sabemos o que pensam de nós e se formos julgarmos pela bíblia, tanto os cristãos como nós estaremos errados. Uma coisa sabemos, que nós somos felizes assim e vivemos muito bem na presença de Deus e temos a certeza que Ele nunca nos abandonará”, contou Armando.

Lei

Em todo o Brasil, o casamento entre pessoas do mesmo sexo passou a valer em maio de 2013, numa determinação do Conselho Nacional de Justiça. Esse primeiro ano de união gay legalizada representa muito para a comunidade gay, que viu essa conquista se consolidar como um direito inalienável.

São Luís

Segundo um dos coordenadores do grupo Gaivota, Betinho Lima, nas outras cidades do Maranhão, a procura pelo casamento homoafetivo é bem maior do que na capital.

“Os casais que mais tem interesse no casamento são do interior, já tivemos vários casamentos na cidade de Caxias, Bacabal, Timon, Miranda do Norte e aqui em São Luís só tivemos 8 até agora”, disse Betinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário