quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Retorno da Câmara nesta quarta-feira(6) é palavra de caos por vereadores




Câmara Municipal em foco nesta quarta-feira, leva vereadores exigir do gestor público responsabilidade na Segurança pública no município!



Sessão do dia





Ex. aliado do governo, vereador Binha do (PRB) da oposição, solicita das Instituições financiadoras de Agências Bancárias explicações durante os finais de semanas sem dinheiro nos caixas causando um total desrespeito aos clientes que sempre necessitam dos serviços dos caixas eletrônicos entre sábado e domingo. Por ser vítima do mal serviço afirmou o vereador que seja convidado os gerentes das Agências para melhor informações a população e região que é uma demanda de muitas cidades vizinhas. Outras reclamações na plenária pelo vereador são os maus serviços da operadora Oi, no município, por ter sido umas das pioneiras sua cobertura durante anos vem causando em fins prejuízos aos usuários.

Outra reclamação feita pelo vereador, foi a crise da Segurança no município com índices crescente de acidentes no trânsito e fatalidades nos últimos meses. Já não basta uma entrada da cidade sem nem uma barreira policial e um caótico trânsito, com veículos, motos, e animais nas ruas. Vereador também ressaltou a fila crescente de jovens da cidade e de outros povoados estarem em dificuldade na expedição de documentos como RG, Carteira de Trabalho. Disse que a Prefeitura Municipal, não se preocupa com as pessoas que ficam sofrendo na fila por falta de uma organização do Posto Cidadão, que é de responsabilidade do gestor municipal. Afirmou o vereador que seja preciso seus pares rever essas problemáticas e encontrar uma solução pelas suas reivindicações nesta quarta-feira.


Vereador Zé Orlando(SDD), da oposição disse na tribuna tentar entender onde estão sendo colocado tantos milhões nesta gestão dos repasses da saúde, educação, e agora o montante da água que chegou em torno de quase R$ 10 milhões de reais, desde 2009 a 2014. Afirmou o vereador que só uma coisa tem certeza do trabalho da polícia federal em tudo que está acontecendo em Tutóia, nos últimos anos. Sua fala na tribuna fez um apelo aos demais vereadores em seguir o que exige a lei e a função de cada vereador, em fiscalizar os recursos públicos, destinados a essa cidade. E durante muitos anos ou seja quase sete anos a coisa estava preta.

Zé Orlando, vereador acredita que a política do Maranhão, estadual possa trazer essa cidade um novo horizonte e mudança em prol desse povo que vive sobre o atraso e sem saber a quem recorrer as necessidades quando precisam as famílias de Tutóia. No seu tempo de 20 minutos apresentou um rápido balanço dos valores recebidos pela Prefeitura Municipal de Tutóia, nos últimos meses de Janeiro a Agosto deste ano. Fora os convênios não fiscalizados do governo federal afirmou Zé Orlando.


Cristian Noronha vereador(PRP), voltou a lembrar da audiência pública do trânsito de Tutóia, mas lamentou na última audiência ter sido uma Câmara Municipal Vazia e disse entender as preocupações do vereador Binha. Mas se somou que seja preciso voltar a se reunir com as representações regional, municipal e população para discutir o problema caótico dessa cidade por falta de uma gestão e uma política pública.


Maria do Carmo vereadora da base do governo, ao ser provocada pelo vereador Zé Orlando, na pauta recursos da educação, argumentou dizendo que segundo as informações da citada Escola Petronilha Melo Araújo, situada no bairro Comum, a mesma será reconstruída e não reformada. Não se sabe qual motivo de outra Escola reconstruída já que há pouco tempo funcionava os três turnos. E por uma briga política no mesmo bairro foi construída uma recente Escola que levou o nome do pai do gestor. "Expedito Baquil"  Mas ainda é pré-oficial assim foi as argumentações da vereadora que atualmente exerce algumas funções na Secretaria de Educação e também é presidente da Comissão da Educação na Câmara Municipal. Câmara Municipal em Foco, nesta quarta-feira(6).


Outro da base do governo vereador Enilson Santos(PP), segue a pauta da segurança pública, retratando de uma cidade desprotegida desde a entrada. Entra quem quer faz o que bem quer assim definiu o vereador, das tragédias já ocorridas. E lembrou da desorganização das vias públicas da cidade com o trânsito que oferece riscos todos os dias há muito tempo.  A morte do motorista e mecânico Jericó, voltou a ser lembrado e causa uma preocupação para qualquer família dessa cidade assim afirmou o vereador por ser mais um caso sem solução.

Usando dois minutos o presidente Alexandre Baquil, relembrou da audiência pública sobre o trânsito na autoria do vereador Cristian Noronha, onde a Casa Legislativa estava completamente vazia com exceção das autoridades convidadas Delegado e Comandante da regional de Chapadinha. Parece que só falatória não resolve para o gestor diante até mesmo com os vereadores de sua base governista.  Na sessão do dia estiveram presentes:

. Alexandre Baquil                         . Zé Orlando
. Maria do Carmo                           . Cristian Noronha
. Enilson Santos                              . Pedro Agrepino
. Paulo Roberto                               . Binha
. Rafael                                            (Oposição)
. Zé de Mar
(Base do governo)

Faltaram:  Elias, Antonio Chico, Jean

Nenhum comentário:

Postar um comentário