domingo, 6 de julho de 2014

Lista tem 3410 gestores que tiveram contas rejeitas nos últimos 8 anos. Gestores podem ficar inelegíveis já nas eleições de 2014.


TCE-MA divulga lista de gestores públicos com contas reprovadas



Desembargador Froz Sobrinho recebe listagem do TCE-MA (Foto: João Ricardo/G1)Desembargador Froz Sobrinho recebe listagem do TCE-MA (Foto: João Ricardo/G1)
 presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Edmar Cutrim, entregou na última quinta-feira(3) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desmebargador Froz Sobrinho, a lista com 3.410 nomes de políticos e gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas nos últimos oito anos pelo tribunal.
O julgamento dessas contas pode levar à inelegibilidade dos administradores públicos, já na eleição de 2014. Mas a condição de inelegível não é automática. A Justiça Eleitoral precisa se manifestar sobre esses casos, para então declarar a inelegibilidade.
Na avaliação de Cutrim, a quantidade de gestores com as contas rejeitadas ainda é grande. "Considero um número elevadíssimo de gestores que tiveram problemas na prestação de contas e que já foram transitadas e julgadas. É importante que cada um dos gestores faça a sua parte".
O presidente do TRE também fez uma avaliação parecida e disse que este número pode até aumentar. “Essa lista pode crescer ou diminuir, à medida que forem julgadas. Algumas já podem ter sido até sanadas. Neste momento eles podem dizer que serão candidatos, mas com certeza serão impugnados pelo Ministério Público", disse o desembargador Froz Sobrinho.
No último dia 24, o TCU já havia divulgado uma lista com 6,6 mil gestores públicos com contas reprovadas ao TSE. A unidade da federação com o maior número de gestores com contas rejeitadas é o Distrito Federal, com 729 gestores; seguido pelo Maranhão, com 513. O Rio tem 399 gestores listados
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário