sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Em Tutóia pesca artesanal ainda supre o mercado local



Pescadores de Tutóia falam da queda da produção na pesca artesanal!






O pescado nas praias de Tutóia, nos últimos anos tem diminuído em toda região devido o resultado do impacto ambiental de 20 anos atrás quando empresas de norte sul do País, exploravam o litoral maranhense, com barcos de grandes estrutura de equipamentos de pesca. O conhecido arrastões(barcos de ferro). Por já ter existido na era de 70 e 80 uma Capitania dos portos em Tutóia, na época ainda existia um certo controle nas áreas costeiras. Mas após a mudança do posto da Capitania dos Portos, ter sido transferido para a cidade de Parnaíba-Piauí, ainda nos anos 80, a nossa região rica em frutos do mar e com uma grande extensão de área marítima, a pequena Colônia de Pescadores na época não conseguiu controlar a demanda dos pescadores que sempre praticaram a pesca de forma desordenada em época de período defeso.

A exploração na costa pesqueira de todo litoral tutoiense, era feito de forma pode se dizer até criminosa, onde no início da safra os barcos de grande suporte capturavam o peixe, camarão graúdo e o pequeno jogavam fora. Relatos adquiridos por ex. pescadores aposentados que afirmaram na época terem praticados. Mas tempos de muita produção já se teve em Tutóia, hoje se ouve bastante história de ex. pescadores e de quem ainda está na ativa da pesca artesanal.

Duas próximas comunidades pesqueiras ainda vivem famílias da pesca artesanal. A comunidade bairro São José e Porto de Areia. Com exceção de outras comunidades menos produtivas como Arpuador, Seriema, Barra. Todas com variações de instrumentos de pesca.  Outros recursos usados na região para captura do pescado são: A rede para camarão branco(de nylon), a rede de lanço, a zangaria também conhecida como rede de tapagem, a tarrafa de Nylon, a rede grossa de nylon para peixe do alto mar e outras... em fim são variações do pescador artesanal.

Atualmente essa carente região do litoral pesqueiro não tem sua atenção pelo Ministério da Pesca, através do governo do Estado. Precisa-se de uma política voltada para a pesca com parcerias com os governos "Municipal, Estadual e Federal, para chegar até o pequeno pescador e as famílias que sobrevivem dessa fonte de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário