segunda-feira, 8 de setembro de 2014

402 anos de Maranhão e 60 anos dominado por um só sistema



Crônica Semanal: O Maranhão próximo de sua independência!!!

                                   

Ontem, 7 de setembro de 2014, o Brasil comemorou 192 anos de sua independência, inúmeras homenagens através dos desfiles cívicos marcaram a data pelo país. Cornetas e tambores ecoaram em simbologia ao grito de D. Pedro as margens do Ipiranga.

Mas em um de seus Estados, no Maranhão, a quase 50 anos, sua população espera com um grito de independência preso na garganta. Grito este que poderá ser ecoado em todo Estado em um futuro breve. Desde de 1966, quando o atual senador José Sarney, tornou-se governador do Maranhão, de lá para cá, seu grupo permanece no poder, salve -se o curto período que Jackson Lago (in memoriam) eleito de forma democrática, governou o Estado, não conseguindo finalizar seu pleito, em uma cassação vista como duvidosa e fruto de interferência dos velhos políticos que não vivem sem está no poder na base do custe o que custar. 

É inconcebível a imposição a um povo que soma mais de 6 milhões, com boa parte vivendo sem condições básicas de moradia, educação, saúde, infraestrutura e segurança. E assisti propagandas eleitorais, com afirmações que irão melhorar ou pasmem, que está tudo bem. Lembro-me em 2010 uma candidata a reeleição dizendo "eu não posso aceitar a forma como a educação em meu Estado se encontra", ora, mas para quem faz parte de um governo com tantos anos de poder, deveria no mínimo envergonhar-se, pois se ganhamos qualquer competição de desigualdade social, deve ser pela ausência de eficiência administrativa em muitos daqueles que tiveram a oportunidade de governar ou mesmo falta de interesse numa governabilidade coletiva visando progresso. 

Para um grupo, ou melhor, um oligopólio político com tanto tempo a frente de um governo, o Maranhão deveria está pelo menos entre os 5 Estados com melhor IDH (índice de desenvolvimento Humano), com educação com qualidade e não defasada, com uma saúde digna e não em situação trágica, com segurança eficaz e não refletida em decapitações. 

Após tantos anos, o Brasil direciona seus olhos para o Estado no que tange as questões políticas, devido pela primeira vez em 50 longos anos, a última oligarquia vigente está preste a chegar ao fim, para o bem de milhões de maranhense e felicidade geral de todos aqueles que almejam uma política destituída dos vícios de oligarcas. 

A data para a tão sonhada independência do Maranhão, tem dia previsto para ser gritada em todas as regiões, em todos os lugares, por todos aqueles que através de suas mãos podem decretar sua liberdade das amarras do clientelismo viciado, dando basta a um ciclo inapto. Outubro está logo ali!!!

Um dia disse George Washington na luta pela presidência do Estados Unidos "A liberdade, quando começa a criar raízes, é uma planta de rápido crescimento. Via Neto Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário