domingo, 7 de setembro de 2014

Paulo Roberto Costa fez acordo de delação premiada para reduzir a pena. Segundo 'Veja', o ex-dirigente citou deputados, senadores e governadores.

Ex-diretor da Petrobras citou políticos que receberam propina, diz revista



G1 Brasília


 Reportagem da edição deste final de semana da revista "Veja" afirma que o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa revelou em depoimentos à Polícia Federal (PF) que três governadores, seis senadores, um ministro e pelo menos 25 deputados federais foram beneficiados com pagamentos de propinas oriundas de contratos com fornecedores da estatal.
Segundo a publicação, o ex-dirigente citou, entre outros políticos, os nomes da governadora Roseana Sarney (Maranhão) e dos ex-governadores Sérgio Cabral (Rio) e Eduardo Campos(Pernambuco); do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e Ciro Nogueira (PP-PI); e dos deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Cândido Vacarezza (PT-SP), Mário Negromonte (PP-BA) e João Pizzolatti (PP-SC).
Citados por ex-diretor negam
Leia abaixo as versões dos políticos que teriam sido mencionados por Paulo Roberto Costa nos depoimentos.

Sérgio Cabral – A assessoria de Cabral informou que, nos sete anos e três meses como governador do Rio, ele "jamais indicou ou interferiu nas nomeações do governo federal. Tampouco nas decisões gerenciais da Petrobras". "O ex-governador repudia a inclusão de seu nome em qualquer dos fatos supostamente relatados pelo ex-diretor". Segundo a revista "Veja", Cabral informou que sua relação com Paulo Roberto Costa sempre foi institucional e que nunca recebeu dinheiro dele.
Roseana Sarney – Por meio de nota divulgada por sua assessoria, disse repudiar, "de forma veemente e com grande indignação", as referências feitas a ela pelo ex-diretor e publicadas pela "Veja". A governadora afirmou no comunicado que tomará "todas as medidas jurídicas cabíveis" para sua "honra e dignidade". "Nunca participei de nenhum esquema de corrupção e muito menos solicitei ao ex-diretor da Petrobras recursos de qualquer natureza", disse.
Eduardo Campos – Substituta de Eduardo Campos na corrida presidencial, a ex-senadoraMarina Silva (PSB) defendeu neste sábado o ex-governador, morto em acidente aéreo no mês passado. "O fato de ter um empreendimento da Petrobras feito no seu estado não dá o direito, a quem quer que seja, de colocá-lo na lista dos que cometeram qualquer irregularidade", afirmou a presidenciável do PSB em Brumado (BA). Mais tarde, em Vitória da Conquista (BA), disse que é preciso aguardar as investigações sobre o caso para evitar que Campos seja vítima de uma " grande injustiça"."Não queremos ver Eduardo morrer duas vezes, por uma fatalidade ou por qualquer tipo de leviandade em relação ao seu nome, à sua memória", afirmou. O partido divulgou nota na qual aponta uma tentativa de se "desgastar a imagem de Eduardo Campos" e informa que vai à Justiça para obter cópia dos depoimentos.

Edison Lobão – O G1 procurou o ministro Edison Lobão por meio da assessoria de comunicação, mas não conseguiu contato até a última atualização desta reportagem. Segundo "Veja", o ministro  informou que sua relação com Costa sempre foi "institucional". Ele negou à revista ter recebido dinheiro do ex-diretor da Petrobras.
Renan Calheiros – Por meio de nota, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que “nega e repudia as especulações do ex-diretor da Petrobras”, A nota diz ainda que as relações do senador com diretores da estatal “nunca passaram os limites institucionais.” O presidente do Senado afirmou ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Ministério Público devem “apurar a veracidade das declarações do ex-servidor a fim de esclarecer se o mesmo merecerá ou não o benefício da delação premiada.”
Romero Jucá – Líder do governo no Senado nos governos Lula e Dilma, o senador Romero Jucá distribuiu nota, por meio da sua assessoria, para rechaçar a menção a seu nome. Na nota, o senador diz que conhecia Costa de forma institucional e "repudia as insinuações" feitas pela reportagem. "O senador nega ter recebido qualquer recurso por meio do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e que conhece o diretor de maneira institucional.
Ciro Nogueira – A assessoria do PP informou que o partido, presidido por Nogueira, não teve acesso ao depoimento e, portanto, não pode se manifestar apenas com base em informações veiculadas pela imprensa. Segundo a revista "Veja", o senador disse que conheceu o ex-diretor da Petrobras em eventos do partido, mas negou ter recebido dinheiro dele.
Henrique Alves – O deputado Henrique Alves, presidente da Câmara, informou, por meio de nota, que nunca pediu nem recebeu "quaisquer recursos" de Costa. "As insinuações publicadas pela revista Veja, de forma genérica e sem apresentar evidências sobre o meu nome, não podem ser tomadas como denúncia formal nem fundamentada", disse o deputado.
Cândido Vaccarezza – Ex-líder do governo na Câmara, Vaccarezza afirmou em nota que, na ocasião em que foi procurado pela revista, negou "peremptoriamente" qualquer tipo de negociação com Paulo Roberto Costa. O deputado petista, no entanto, argumenta que a reportagem publicou apenas que ele se encontrou "por duas vezes" com o ex-dirigente da estatal. "Reafirmo que nunca fiz qualquer negociação com o Sr. Paulo Roberto Costa; Sempre atendi e vou continuar atendendo a imprensa de forma honesta e verdadeira", diz Vacarezza na nota.
João Pizzolatti – Em nota, o deputado João Pizzolatti negou "de forma veemente" ter cometido ilícitos. Segundo ele, o conteúdo da delação premiada não foi objeto de "absolutamente nenhuma comprovação". "O Deputado Pizzolatti não se intimidará e nada tem a temer em relação a quaisquer de seus atos, eis que ao longo de anos de vida pública, séria e honrada, o mesmo sempre só fez demonstrar incansável trabalho e dedicação em prol do povo de Santa Catarina", afirma o texto da nota.
Mario Negromonte – O G1 tentava contato com o deputado até a última atualização desta reportagem. Segundo a revista "Veja", Negromonte não respondeu.
João Vaccari Neto – O secretário nacional de Finanças do PT, João Vaccari Neto, foi citado no texto da revista como responsável pela ponte entre o partido e o esquema de pagamento de propina na Petrobras. Não há detalhes na reportagem sobre como funcionaria essa intermediação. Vaccari divulgou nota na qual nega a acusação. "É absolutamente mentirosa a declaração de que tenha havido qualquer tratativa, seja pessoal, por e-mail ou mesmo telefônica, com o referido senhor a respeito de doações financeiras ou qualquer outro assunto", disse na nota.
O suposto esquema
Integrante da diretoria da Petrobras entre 2004 e 2012, Costa foi preso pela Polícia Federal (PF) durante as investigações da Operação Lava Jato, que revelou um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões. Devido às acusações, ele está preso no Paraná.
O ex-diretor da estatal do petróleo fez um acordo de delação premiada. Os depoimentos de Costa à PF têm ocorrido diariamente, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. A PF não revela o conteúdo dos depoimentos.
A reportagem de "Veja" não detalha o papel que cada um dos políticos mencionados por Costa teve na suposta fraude. O texto diz que, pelo acordo firmado com o Ministério Público Federal, o ex-dirigente teria se comprometido a detalhar o envolvimento de cada um dos políticos no esquema. A reportagem também afirma que os policiais federais e procuradores da República estimam que levará mais três semanas para o ex-diretor da Petrobras esgotar o que tem a dizer.
Outra informação relatada pela revista é de que Paulo Roberto Costa teria admitido pela primeira vez, durante os depoimentos da delação premiada, que as empreiteiras contratadas pela Petrobras tinham, obrigatoriamente, de contribuir para um caixa paralelo que era distribuído a partidos e políticos da base governista. O ex-diretor teria dito, informou "Veja", que cada partido tinha seu encarregado de fazer a intermediação com o esquema de corrupção.
Governo Lula
Segundo a revista, durante os depoimentos dados na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Paulo Roberto Costa afirmou que o esquema na Petrobras funcionou ao longo dos dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também nos dois primeiros anos da gestão Dilma Rousseff.
Ainda conforme a reportagem, Costa afirmou que, a exemplo do que ocorria no esquema do mensalão, a distribuição do dinheiro obtido com os fornecedores da Petrobras servia para garantir que as legendas aliadas continuassem a apoiar o governo federal no Congresso.
A publicação relata ainda que Costa disse, já em seus primeiros depoimentos, que conversava frequentemente com o ex-presidente Lula e que costumava tratar com o petista sobre assuntos da Petrobras. "Veja" diz que o ex-diretor se comprometeu com o Ministério Público Federal a detalhar posteriormente o conteúdo das conversas com o ex-presidente.
Procurada pelo G1, a assessoria do Instituto Lula informou que o ex-presidente da República não comentará a reportagem da revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário