domingo, 7 de setembro de 2014

Pesquisa duvidosa a governo do Estado





Pesquisas sobre eleição no Maranhão contradizem Ibope contratado pela família Sarney

Maranhão da Gente
O Ibope divulgado ontem sábado (06) pela TV Mirante, de propriedade da família Sarney, é a única pesquisa que destoa de todas as recém-reveladas sobre a disputa pelo governo. Enquanto os demais levantamentos dão uma média de 30 pontos de vantagem de Flávio Dino sobre Edinho Lobão, o Ibope diz que essa diferença é de 12 pontos.
Esse abismo entre as pesquisas e o Ibope é muito raro. Outro elemento atípico na pesquisa Ibope é o número de indecisos: 18%. Na pesquisa Exata/TVGuará/Fiema, registro 0041/2014, divulgada também neste sábado, por exemplo, os indecisos são 6%.
De acordo com a pesquisa da Exata, Flávio tem 56% dos votos, contra 27% de Edinho Lobão. No Ibope, o placar é de 42% a 30%.
Outras pesquisas divulgadas recentemente também não corroboram o cenário divulgado pelo Ibope. A do Instituto DataM, no começo deste mês, mostrou que Flávio possui 57,8% das intenções de voto, contra 23,1% de Edinho Lobão, candidato da família Sarney, que contratou o Ibope. A pesquisa DataM foi registrada no TRE sob a inscrição 037/2014.
Todas as pesquisas divulgadas têm margem de erro na casa dos 3 pontos para mais ou para menos – mais um fato que atesta a atipicidade dos números do Ibope.
Primeiro turno
Mesmo com toda essa discrepância, o Ibope também mostra que Flávio Dino venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Considerando-se apenas os votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos, Flávio teria 55%. Para ganhar a eleição no primeiro turno, um candidato precisa ter 50% dos votos mais um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário