domingo, 14 de setembro de 2014

Lixo internacional será combatido pela secretaria de meio ambiente de Paulino Neves



A ação da Secretaria de meio ambiente, na I demostração do lixo internacional jogados nas praias de Paulino Neves-Ma.


Soldados em defesa do meio ambiente




                   Secretária de comunicação, primeira dama Sra. Lene Vidal, jovens estudantes

A ação desenvolvida pela Secretaria de meio ambiente, na pessoa da secretária Marcele e sua coordenação é demostrar para o mundo que um dos paraísos naturais da cidade de Paulino Neves, há anos vem sofrendo degradações ambientais em razão do lixo jogado nas praias do município, originado de vários países estrangeiros. Tipo de lixo encontrado: Garrafas petis, vidros, pneus, bolsas plásticas, sandálias, cordas, vidro plástico de protetor solar. etc...

Na fala da Secretária Marcele, além do turista nacional é grande as reclamações e denuncias de outros estrangeiros que visitam a cidade sempre em período de férias, entre julho e dezembro, ao irem as praias de Paulino Neves, principalmente em uma delas, barro vermelho. Todos os lixos observados estão expostos a natureza causando uma imagem negativa para população. Disse a Secretária que essa forma de sensibilizar os viajantes que navegam sobre o mar, é também buscar uma defesa internacional por uma conscientização mais humanitária ao entender quanto tempo dura cada matéria jogado e exposto a natureza.

Esse projeto apresentado hoje se inicia um novo ciclo de educação e conscientização para navegadores em oceanos que viajam e passam pelas belezas que temos a oferecer nesse litoral. Afirmou  a Secretária. Em uma das  fases do projeto foi tentado um contato com algumas emissoras de TV, como a Globo, Fantástico, Mirante, mas não foi possível o retorno da resposta o que será de importância para o Maranhão e o próprio Município.

Consciência mental será um dos desafios daqui pra frente as ações do Município e da Secretaria em mudar essa realidade. Outro ponto bem lembrado citou a Secretária Marcele, que há três anos esse projeto já vinha sendo discutido pelo Prefeito Raimundinho Lídio, só agora foi possível juntar as forças e os escudos em combater os danos causados nas praias de Paulino Neves-Ma. O projeto entrará para fase de suas adaptações e será construído um artigo e orientado pelo engenheiro Sr. Urias ambientalista, com a finalidade de apresentar o projeto em seminário internacional.

Esteve envolvido na primeira fase do projeto 60 pessoas onde foram divididos em grupos de 10 pessoas nas margens de uma das praias afetadas e adquiriram kits de proteção como luvas, sacolas e sacos para recolher e empacotar o lixo recolhido com instruções dadas pela Secretária Marcele. Esteve presente dando apoio o prefeito Raimundinho Lídio e a Sra. Lene Vidal, 1° dama, a secretária de comunicação, professora patrícia e dezenas de jovens estudantes.

O engenheiro Sr. Urias, fez elogios ao Município, por uma louvável iniciativa e exemplar a nível mundial em despertar as degradações praticadas pelo homem com meio ambiente. Veja logo abaixo quais são os Países, identificados com uma quantidade de material descartável e as origens em cada recipiente encontrado na praia do barro vermelho em Paulino Neves-Ma, por soldados voluntários em defesa do meio ambiente.

Foi uma manhã de ação em defesa da vida e da natureza.



                    Secretária de meio ambiente - Marcele
                    Voluntários da defesa ambiental - praia barro vermelho










Nenhum comentário:

Postar um comentário