segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Mais um professor desabafa o caos da educação em sua comunidade de Porto de Areia



UNIDADE INTEGRADA JOSÉ HENRIQUE DE OLIVEIRA
VALORES, PRA QUÊ?

 Prof. Paulo Rogério do Vale

Podemos caracterizar os valores de forma conceitual e dizer que valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. Mas como compreender esses valores se eles estão cada vez mais escassos na sociedade moderna? Como entendê-los se não tem-se o hábito de vivenciá-los? 

Valores como a CONSCIÊNCIA, a HONESTIDADE e a ÉTICA. Pra quê? Para nos colocar diante dos desafios de transformação para uma sociedade melhor como nos diz o Apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos (Rm12, 2), “Não se amoldem às estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente, afim de distinguir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que é agradável a ele, o que é perfeito.” 

Pra que valores como a SOLIDARIEDADE, a HUMANIDADE e a CARIDADE? Seriam características para nos aproximar do nosso “próximo”? Pois sim, é o que nos ensinam os evangelhos ou não? As ações de Jesus não foram sempre de amparo aos mais excluídos da sociedade? Com tudo, muitos ainda se deixam enganar levando em consideração sempre os interesses pessoais. Estaríamos em contradição com o que Jesus nos ensina? Parece que estamos indo nesse caminho.

Aos poucos adultos, jovens e consequentemente as crianças estão abandonado esses elementos básicos da vida em sociedade. E no confronto com a realidade as pessoas se perguntam: Valores! Pra quê?
Valores como a UNIÃO, a COMPREENSÃO e o RESPEITO tão necessários na vida profissional e familiar e que a sociedade está perdendo. Pra quê? Deveras, não é sensato eliminar do nosso meio características tão positivas e necessárias para uma coexistência pacífica entre as pessoas que são diferentes, vivem em espaços diferentes e pensam diferente umas das outras. 

Por fim, falo sobre o maior dos valores (O AMOR) citando trechos de dois gênios: um da arte do conhecimento de Deus, outra vez o Apóstolo Paulo quando se dirigiu à comunidade de Corinto na sua primeira carta (1Cor 13, 2) “Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o AMOR, eu não seria nada.” O segundo é da arte da poesia, Carlos Drumond de Andrade. Que diz em um dos trechos do seu poema (Amar) “O que seria das criaturas se não entre criaturas amar, amar e malamar, sempre e até mesmo de olhos vidrados, amar.” 

Em suma, precisamos de todos os valores. Pra quê? Para resgatar e valorizar a nossa dignidade de seres humanos, para convivermos pacificamente com o próximo respeitando-nos mutuamente e aceitando as diferenças, para vivermos em ordem social com nossos direitos e deveres, para progredirmos em comunidade respeitando e protegendo a natureza. Valores! Pra quê? Para sermos livres.

TEXTO DA APRESENTAÇÃO DA ESCOLA SOBRE O RESGATE DOS VALORES MORAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário