Pesquisa

É bem verdade que os resultados de pesquisas eleitorais já renderam mais interesse do eleitorado maranhense. Com a divulgação de resultados feitos por institutos clandestinos e a confusão criada pelos números divergentes divulgados pelo Ibope, a população ficou com a sensação de que há uma guerra vazia de pesquisas.
A ideia do grupo Sarney, aliás, é exatamente essa. Ontem (19), não fosse a  interferência da Justiça eleitoral, o candidato do PMDB teria divulgado mais uma pesquisa absurda para deixar o eleitorado confuso. Ontem também, a Justiça Eleitoral obrigou o Ibope a  entregar os relatórios da pesquisa que pretende divulgar hoje, aos advogados da Coligação Todos pelo Maranhão.
Além do IBOPE, Instituto Exata e Data M, também pretendem divulgar pesquisas neste sábado. Sob forte suspeita de fraude, a  expectativa é que o Ibope, cujos números surpreendentemente foram vazados mesmo antes da pesquisa começar a ser feita, deve divulgar um resultado completamente divergente dos demais institutos.
O Ibope está envolvido em uma negociação de compra e venda que tem Fernando Sarney como protagonista. O filho do senador José Sarney se prepara para comprar a empresa no Nordeste.
A 15 dias da eleição e com boa parte do eleitorado já decidido sobre o voto para o governo do Estado, a expectativa é que a repercussão dos resultados de pesquisas  agitem a cena política apenas durante o fim de semana. Pior para o grupo Sarney, que se agarra a esperança de que alguém acredite nas pesquisas do Ibope para que o candidato do grupo possa colher alguns frutos em sua ainda estagnada candidatura.