sábado, 13 de setembro de 2014

Buriti em Paulino Neves realiza 4° edição da festa dos "Vaqueiros" com nova estrada




Associação dos Vaqueiros no povoado Buriti mobilizou nos dias 12/13 em torno de três mil pessoas para o encontro tradicional e populares de toda região.






Com fácil acesso na recém estrada construída pela Prefeitura Municipal de Paulino Neves-Ma, os Vaqueiros de toda região realizaram a 4° festa dos vaqueramas onde conseguiram arrastar para o grande local do evento entre os dias 12 e 13 de Setembro de 2014, centenas de pessoas. Os povoados: Água Riquinha, São Félix, Buriti Amarelo, São José, Cedro, Carrapato, e o mais recente beneficiado com  uma estrada que só irá melhorar a qualidade de vida de quem mora na região "Buriti"

Na véspera do encontro dos Vaqueiros, o blog, conheceu duas pessoas ilustres  natos e moradores da única casa no povoado hoje é uma das grandes referências de passageiros e viajantes que buscam pernoitar e sempre bem recebidos pelo casal de idosos moradores como: a Sra. Dalva e o Sr. João Bento.
                         Sra. Dalva e esposo(Sr. João Bento)


O blog entrevistou o casal de idosos que relataram como surgiu e o que levou manter a tradição que herdou de seus pais, assim afirmou a Sra. Dalva. Disse que sua mãe era devota de São Gonçalo, por buscar a cura de uma doença ainda adquirida quando era criança. Foi então que sua mãe faleceu e resolveu adotar a tradicional da promessa após algum tempo. Por ser uma região com criação de muito gado há 15 anos atrás foi criado o primeiro encontro dos Vaqueiros no povoado Buriti, onde dezenas de cavalos galopando sempre se reuniram com  movimento que só tem crescido a cada ano.

As estradas sempre foram de difícil acessos por serem distantes da cidade e mata muito fechadas, aos poucos  alguns povoados foram progredindo e foi preciso buscar apoio na região por alguns grupos organizados, mas devido o povoado Buriti, pertencer ao município de Paulino Neves-Ma, e distante do centro da cidade, afirmou a Sra. Dalva, que procurou contato com o prefeito Raimundinho Lídio, e relatou toda história quando iniciou a tradição religiosa, e foi atendida por sua melhoria naquela comunidade com uma estrada já construída nos dias 12 e 13 de Setembro. 

Durante o evento todos os Vaqueiros participaram de sorteios e foram premiados com vários assessórios como: Espora, chicote, professora, manta, sela, perneira, bota, peitoral, cia, corda, rabichola, chibata, chapéu e no final uma premiação no valor de R$ 500,00 reais. O sorteio seguiu dentro dos conformes em cadastro por cada Vaqueiro. Foi uma das maiores festas realizadas entre associação de Vaqueiros e a Prefeitura Municipal de Paulino Neves-Ma.

                         Máquinas em construção de 6 km de estradas entre Carrapato e Buriti
                                                 Carro pipa impactando o barro na pista







Festa dos Vaqueiros:

Após a estrada construída já inaugural pela manhã foi realizado uma missa com o padre Alaô, da igreja católica da paroquia de Tutóia, cânticos com jovens da pastoral da juventude, com centenas de fieis e moradores dos povoados acima citados, antes ás 7:30 hs. com um café da manhã com todos os Vaqueiros, na comunidade de Carrapato. Em seguida foi realizado em marcha uma cavalgada saindo do Carrapato até o povoado Buriti, onde todos aguardavam a chegada dos cavaleiros e carros logo atrás como mostra logo abaixo as imagens!

A cavalgada seguiu em direção ao povoado Buriti, já na nova estrada construída pela Prefeitura de Paulino Neves-Ma, com a melhoria e qualidade de vida dos vaqueiros e as comunidades adjacentes. Durante a marcha estiveram presentes durante o percurso, o prefeito Raimundinho Lídio e a 1° dama Sra. Lene Vidal. vereadores: João Reis, Irene, Edimar, Antonio José, Aldeks. ex. vereador Catoca, Secretária de meio ambiente(Marcela), e assessores.

No final ás 13:00 horas a organização dos Vaqueiros, serviram um almoço para todos os participantes do dia e ás 14:00 horas, músicas ao vivo com Francy e Banda. Apoio total Prefeitura Municipal de Paulino Neves.








                                                Prefeito Raimundinho Lídio e alguns vaqueiros

                       Prefeito, agradece pelo apoio da comunidade e da união de todos os vaqueiros na realização do evento. Com a missa realizada durante amanhã pelo Padre Alaô.
                                                   Missa



             Filho de vaqueiro recebe benção no dia de seu aniversário

Nenhum comentário:

Postar um comentário