segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Candidatos a governador do estado, afirmam que Saúde fará parte do eixo central de prioridades de seus eventuais governos. Propostas de fortalecimento da medicina preventiva estão no centro da discussão



ELEIÇÕES 2014 »Saúde deve ser prioridade para candidatos


Finalizando a nossa série de reportagens sobre as propostas dos candidatos ao governo, retrataremos nesta edição um dos assuntos que, sem dúvidas, é, ao mesmo tempo, motivo de indignação e esperança da população do Maranhão: a Saúde. A ideia de trazer à população as propostas sobre temas variados foi motivada pelo sentimento democrático que deve ser a mola propulsora de uma eleição, para que os cidadãos sejam capazes de discernir, por meio das proposições apresentadas, qual o candidato que terá capacidade administrativa de gerir o estado. 

Nesta reportagem os candidatos expõem, por meio de seus programas de governo registrados na Justiça Eleitoral, qual o modelo de desenvolvimento pensado para o Maranhão na área da Saúde Pública.

Flávio Dino
O candidato do PCdoB, tem como uma das premissas a criação do Programa “Mais Médicos Maranhão”. “A finalidade é combater o déficit de profissionais no Estado, já que o Maranhão possui somente 0,7 médicos para cada 1.000 habitantes (a pior relação do país). O Programa vai complementar o Mais Médicos do Governo Federal, abrangendo as seguintes iniciativas: articulação e parceria com a Universidade Federal do Maranhão para que implante integralmente, com a qualidade e velocidade necessárias, os Cursos de Medicina de Imperatriz e Pinheiro; criar mais um curso de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão, em região não atendida pelos cursos existentes; implantar progressivamente carreira de Estado para os médicos, similar a dos juízes, garantindo presença de profissionais em todas as regiões, estabilidade, remuneração adequada e promoções por mérito”, detalha o programa.

Além disso, Flávio Dino se compromete a valorizar o servidor da área da Saúde, com programa de incentivo. “Instituir bolsas complementares ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), do Ministério da Saúde, visando à criação de mais vagas de médicos, enfermeiros e dentistas no Maranhão, priorizando as regiões mais carentes. Fortalecimento da equipe técnica da Secretaria de Saúde para apoiar os municípios no desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família, de acordo com as Normas Nacionais. Pagamento de complementação ao piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias, em atuação cooperada com os municípios”, diz. 

Outro ponto abordado por Dino diz respeito à redefinição das regiões de saúde, a partir do mapeamento de municípios que são barreiras com outros estados. “Redefinir as Regiões de Saúde formadas por municípios de fronteira dos Estados do Maranhão/Piauí, Maranhão/Pará e Maranhão/Tocantins, possibilitando acesso universal aos usuários do sistema único de saúde, sem barreiras e constrangimentos atualmente existentes, em conformidade com o Ministério da Saúde”, relata o programa de Flávio Dino.

Lobão Filho 
O candidato do PMDB, por sua vez, garante a continuidade do programa “Saúde é Vida” do atual governo estadual. “Saúde é o nosso bem mais precioso. E sem saúde não dá para viver. Por isso, nosso governo vai dar prioridade absoluta ao avanço do programa "Saúde é Vida", o maior programa de saúde pública em andamento no Brasil”, ressaltou.  

Além disso, o candidato do PMDB garante que irá ampliar o programa, com algumas propostas. “Ampliar a rede de Unidades de Pronto Atendimento. Ampliar a rede de Unidades de Pronto Atendimento com a construção de UPA's em todas as regiões do Estado, em parceria com o Governo Federal. Programa "Remédio em Casa", que é um sistema de entrega de medicamento de uso continuado aos pacientes idosos ou com dificuldade de locomoção”, afirma o candidato em seu programa.

Outro item abordado por Lobão Filho diz respeito ao aumento do número de leitos no estado. “Programa "Mais Leitos", pensado para construir, concluir e equipar todos os hospitais de 20, 50 e 100 leitos. Além de concluir obras em andamento e colocar em operação as obras da segunda etapa do Programa Saúde é Vida”, promete.

Zeluis Lago
O candidato do PPL aposta nas construções de hospitais para melhorar o serviço da Saúde no estado. “Construção do grande hospital de urgência e emergência de são luís Dr. Jackson Lago. Construção de Socorrões de alta complexidade nas cidades de: Pinheiro, Bacabal, Santa Inês, Imperatriz, Balsas, Chapadinha, Timon e Rosário.”
 
Outra aposta de Lago é a criação de um programa preventivo de saúde, de nível estadual, além também da ampliação do Hemocentro do Maranhão. “Criação do PSF estadual (estratégia saúde da família) com ampliação de profissionais da saúde, por meio de concurso público para médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem, com capacitação permanente e salário digno. Instalação de bancos de sangue (hemomar) nas cidades polo do maranhão”, disse em seu programa de governo.

O candidato do PPL também ressalta programas de assistência social em seu programa. “Criação da indústria maranhense de medicamento, para oferecer medicamento a preço de custo, para rede pública. Entrega domiciliar para quem necessita e implantação do programa boa visão que implantará a fábrica de óculos do maranhão para distribuição gratuita à população carente”, afirma.

Luís Antônio Pedrosa

O candidato do PSOL reafirma, em suas propostas, a necessidade de uma maior fiscalização do Programa Saúde da Família, com auditoria e registro dos gastos. Pedrosa também defende um reforço ao Sistema Único de Saúde. “Reforçar o SUS, reaparelhando unidades hospitalares, fazendo concurso público para a área, que não é feito há mais de 20 anos, e valorizar o profissional da saúde”, declara o candidato. 

Outra bandeira defendida pelo candidato do PSOL diz respeito ao funcionamento de grandes hospitais. “Retomar o Hospital do Ipem para os servidores do estado. Restabelecer o funcionamento do PAM Diamante, revigorar as unidades mistas de saúde”, reforça o candidato em seu programa de governo.

Saulo Arcangeli 
O candidato do PSTU, Saulo Arcangeli, defende o aumento das verbas para a pasta da saúde. “Mais verbas do Orçamento Estadual para a Saúde. No Maranhão, apesar de toda propaganda do Governo do Maranhão da construção de novos hospitais a situação é caótica. O estado perdeu quase 1/5 dos seus leitos entre os anos de 2015 e 2012. Os corredores dos hospitais da rede pública e privada estão superlotados. Os hospitais foram construídos, mas agora resta saber como serão postos em funcionamento sem nenhum concurso público para profissionais da saúde e sem verbas de manutenção garantidas”, relata.

Saulo Arcangeli, defende, em suas propostas de governo, aplicação de recursos do PIB Nacional para a Saúde, além da regulamentação do trabalho dos servidores do segmento. “Defendemos a aplicação de 10% do PIB Nacional para a Saúde, cujos recursos poderiam vir do pagamento da dívida pública. Priorizaremos a nível estadual o aumento dos recursos no orçamento estadual, prioridade de investimentos na saúde preventiva, garantia de água tratada e esgotamento sanitário para a população, programa de atendimento domiciliar com equipes multiprofissionais, a realização de concurso público para os profissionais da saúde, o respeito à jornada de 30 horas”, afirmou o candidato. Via Jornal o Imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário