quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Crise da segurança no Maranhão - Deputados discutem crise no sistema carcerário e ataques criminosos


Maranhão em pavor na segurança pública

- Waldemar Ter / Agência Assembleia

A crise no sistema carcerário do Estado e os ataques criminosos orquestrados de dentro de Pedrinhas, sendo queimados pelo menos 17 veículos em três dias na Ilha, provocam debates entre deputados oposicionistas e o vice-líder do Governo, Magno Bacelar (PV), na sessão da última segunda-feira (22). 

O primeiro a tratar do assunto foi o deputado Othelino Neto (PCdoB), que assegurou que a governadora Roseana Sarney (PMDB) perdeu o controle da segurança pública e traçou um retrato dramático dos últimos dias na Ilha, principalmente em São Luís.

“Ônibus sendo queimados, presos fugindo e, infelizmente, o Estado perdeu totalmente o controle da questão da segurança pública no Maranhão. Os bandidos tomaram conta da situação e a população e o governo ficaram na defensiva”, afirmou. Embora estivesse fora da capital, o parlamentar disse que acompanhou o drama pela internet e sentiu nos familiares e amigos que moram na cidade, “a preocupação, o clima de pânico, as pessoas com medo de sair de casa, aquela selvageria toda nas ruas e vendo aquilo com muita tristeza”.

Diante do caos, o deputado Bira do Pindaré (PSB) defendeu intervenção federal no Estado e apresentou requerimento a ser deliberado pela Assembleia, no sentido de solicitar a presidente da República, Dilma Rousseff, intervenção no Estado do Maranhão, nos termos do artigo 34 da Constituição Federal, em razão do grave comprometimento da ordem pública.

“O artigo 34 da Constituição respalda a presidente a tomar iniciativa de ofício em circunstâncias como essa. E ficou comprovado que todas as medidas anunciadas foram absolutamente ineficazes ou mesmo inexistentes. E a prova está aí: o caos completamente instalado na nossa capital e no Estado do Maranhão. O Maranhão inteiro está assustado com o que acontece em Pedrinhas. O Brasil está assustado com o que acontece em Pedrinhas. E é lamentável ver um governo encerrar dessa forma. Aliás, o Maranhão não tem governo”, assegurou.

Já o líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Rubens Jr. (PCdoB), defendeu pelo menos intervenção no sistema de segurança e no sistema carcerário. “A governadora Roseana Sarney faliu o sistema de segurança e o sistema carcerário. Ela nunca teve interesse em resolver o problema, o interesse era deixar lá uma empresa de um amigo. A terceirização, neste caso, culminou com a precarização do serviço público, mas a empresa do sócio do marido está lá recebendo dinheiro. Crise atrás de crise, nem suspendeu o contrato nesta imoralidade não teve anúncio, concurso público para agente, quase nada. E a governadora agora quer culpar a oposição”, lamentou.

DEFESA GOVERNISTA

Coube ao vice-líder do governo, deputado Magno Bacelar, rebater as críticas da oposição e disse que a governadora está agindo no sentido de enfrentar a crise no sistema carcerário. “O Governo do Estado está preocupado e está agindo. Ele vem tomando as medidas, quando fez o concurso público, as medidas quando investiu no sistema de segurança pública, e é importante o apoio de todos os políticos, porque qualquer governante, presidenciável da República, do governo do Estado tem que se preocupar com a segurança pública”, alegou.

Além disso, admitiu problemas no sistema carcerário. “Todos sabemos da fragilidade do Sistema Penitenciário de Pedrinhas, que é um verdadeiro Carandiru, mas isso é uma coisa desde muitos tempos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário