sexta-feira, 13 de março de 2015

Governador Flávio Dino promove gestão participativa na saúde


Maranhão da Gente

Flavio Dino gh
O governador do Maranhão, Flávio Dino, reuniu-se com os profissionais da saúde, na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren). No encontro, que teve como objetivo discutir soluções para a saúde pública no estado, os atores da equipe multidisciplinar da área apresentaram os principais pleitos e expuseram sugestões para melhorar a oferta dos serviços de saúde.
“Colhemos informações importantes sobre a situação do sistema de saúde e acima de tudo propostas para que possamos, mediante o engajamento de todas as categorias profissionais aqui representadas, obter serviços públicos de melhor qualidade para todos os maranhenses”, relatou o governador Flávio Dino, destacando como pontos importantes a criação da Força Estadual de Saúde, que vai atuar nos municípios de menor IDH, e a ampla compreensão e apoio nas políticas públicas implementadas para a saúde.
Na pauta de discussões foram debatidos temas com a valorização dos profissionais da equipe multidisciplinar da área da saúde, o fortalecimento da atenção primária no atendimento, a elaboração do plano de carreira, saúde da criança e a elaboração de concurso público para área.
O debate integra uma série de reuniões de trabalho com diferentes representantes da área da saúde – o encontro já foi realizado com profissionais de diferentes especialidades médicas. A intenção é que, de forma objetiva, os representantes apresentem ao governador, e à equipe da Secretaria de Estado da Saúde, as reivindicações e sugestões para otimizar a oferta de saúde digna e de qualidade à população.
“A idéia é a abertura de um diálogo, uma articulação entre a gestão da saúde com as entidades de classe, mostrar que os profissionais podem contribuir e que nós precisamos dessa parceria”, explicou o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco.
O presidente do Coren, Carlos Eduardo, ressaltou o ineditismo do contato direto entre os profissionais da saúde e a administração pública do Estado.  “Há muito tempo os profissionais da saúde se queixam que nas gestões anteriores não havia esse diálogo. Agora, nós temos o estímulo de reunir com o Estado, a fim de prestar uma melhor assistência na saúde no estado”, relatou o presidente do Coren.
Representando os respectivos profissionais de cada área, estiveram presentes no encontro os Conselhos Regionais de Enfermagem, de Odontologia, de Farmácia, de Nutrição, de Educação Física e o Federal de Terapia e Terapia Ocupacional. Também participaram da reunião a deputada estadual Valéria Lauanda (PDT), presidente da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e a vereadora Rose Sales (PCdoB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário